Esta é uma ferramenta estratégica para criação, manutenção e melhoria de relacionamentos entre as empresas e seus públicos de interesse. Trabalha uma comunicação direta, segmentada e que dá resultado e gera tráfego para canais digitais. Os três tipos mais básicos são: e-mail comercial (mensagem objetiva chamando para o clique), newsletters (conteúdos mais informativos) e e-mail de serviço ou transacional (confirma as ações que os usuários fizeram).
E-mail Marketing
Boas Práticas
O primeiro passo para uma estratégia de e-mail marketing é o respeito aos quesitos de boas práticas, além da garantia de que as mensagens cheguem da maneira correta aos destinatários. Por isso, a 4Ps trabalha alinhada às recomendações do Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing, sem o risco de blacklist e suas mensagens nas caixas de spam do público-alvo.


Design e HTML
Os grandes provedores de e-mail apresentam proteção/bloqueio contra mensagens que contenham apenas imagens. Por isso, criar um e-mail marketing em HTML, com o visual pensado de acordo com o objetivo e foco no conteúdo, é essencial para garantir a entrega e uma boa taxa de visualização e cliques.
Responsividade
Assim como os sites responsivos, o e-mail marketing também precisa ser pensado de forma que se adapte automaticamente à largura de tela do dispositivo no qual ele está sendo visualizado.


Resultado
Para avaliar resultados é importante entender que métricas usar. Elas podem dizer muito sobre o público e suas preferências, além de indicarem o que funciona ou o que pode ser melhorado. Entre os principais dados possíveis de serem colhidos com o e-mail marketing estão: taxa de abertura do e-mail, taxa de cliques, taxa de conversão, taxa de cadastro e descadastro, entre outros.