| 27 de setembro de 2017

Você já conhece a força dos influenciadores digitais para a comunicação da sua empresa?


Antigamente apenas um seleto grupo de artistas e jornalistas ditava a moda e era considerado formador de opinião. “Escolhidas” pela grande mídia, por meio de jornais, rádio, televisão e cinema, essas pessoas determinavam o que era tendência. Mas a realidade mudou e hoje pessoas aparentemente comuns ajudam a influenciar milhares de outras através da internet. São os influenciadores digitais.

A popularização da internet deu voz a qualquer um que saiba usar as plataformas disponíveis, e alguns acabam se tornando celebridades da web. Eles se destacam pela produção de conteúdo relevante para redes como o Instagram, o YouTube, blogs e o Snapchat, atingindo um número gigantesco de pessoas rapidamente. Essa popularidade pode ajudar na estratégia de marketing de uma empresa, sendo capaz de alavancar o sucesso de uma marca.

Certos influenciadores digitais podem causar tanto ou maior impacto para uma campanha quanto uma peça publicitária de 30 segundos, em horário nobre da televisão aberta. Prova disso é o resultado da pesquisa encomendada pelo governo brasileiro em 2015, que mostrou que o brasileiro já passa mais tempo navegando na internet do que consumindo outra mídia.

Influenciadores adicionam valor à marca, e seu aval pode até mudar os padrões de consumo daquele grupo que os seguem. Os millenials, por exemplo, depositam mais confiança em celebridades das mídias sociais do que as demais faixas etárias. Por isso, empresas de todo mundo estão contratando influenciadores para dar uma nova cara as ações de marketing e conquistar a aprovação do público jovem.

Ao investir em marketing de influência, o diferencial não é investir na pessoa mais famosa, mas em quem desempenha um papel mais estratégico e influente. Além de ter um custo menor, essa estratégia gera resultados mais assertivos, uma vez que é mais fácil de atingir o público-alvo certo da marca.

Veja abaixo a pesquisa realizada pelo instituto Provokers a pedido do Google Brasil sobre os maiores influenciadores do Brasil em 2017 para o público de 14 até 34 anos (Já posso fazer um spoiler: o 1º lugar, pela primeira vez, não é uma celebridade da TV):

Link