| 5 de novembro de 2018

Facebook inaugura war room de combate às fake news.


O jornal inglês The Guardian conheceu a nova war room que o Facebook inaugurou como sendo mais um de seus esforços no combate às fake news. Mas, mesmo com a visita de grandes mídias, não está claro qual será a real eficácia do projeto.

Desde 2016, o Facebook tem intensificado suas ações voltadas para o combate de notícias e informações falsas, principalmente as de âmbito político. Mas, como bem temos acompanhado, parece que esses esforços ainda são um tanto insignificantes, e em grande parte focados na questão dos anúncios na plataforma.

O novo espaço do Facebook fica em sua sede, em Menlo Park, e conta com engenheiros, cientistas de dados, investigadores e outros especialistas que integravam 20 equipes diferentes na empresa e agora colaboram na chamada sala de guerra, termo muito utilizado em campanhas políticas. Mas, o projeto e as ações  colocadas em prática para diminuir a propagação da desinformação não foram explicados.

Ainda que a empresa esteja ansiosa para demonstrar publicamente que está levando a sério esse assunto, a coletiva de imprensa forneceu informações mínimas sobre as estratégias e impactos específicos do Facebook quando se trata do combate às fake news.

A novidade também é lançada pouco tempo antes das próximas eleições nos Estados Unidos, que acontecerão no próximo dia 6 de novembro para renovar (ou não) o congresso norte-americano. Ainda assim, a sala parece ser uma ferramenta que pensa mais na próxima eleição presidencial do país, em 2020, que na atual.


O problema em relação às fake news não é novo e é sério, atingindo principalmente Facebook e WhatsApp. Na Índia, notícias falsas levaram à violência e linchamentos. Em Mianmar, uma explosão de fake news mesclada a discursos tem contribuindo para o genocídio de membros da minoria muçulmana rohingya. Nos Estados Unidos, as mentiras são propagadas principalmente por grupos americanos de ódio e ativistas de extrema direita.

No Brasil o caos não é menor. Uma das poucas informações reveladas pelo Facebook sobre sua war room, trata-se da eliminação da circulação de uma notícia de que o segundo turno das eleições havia mudado a data. O Facebook, inclusive, chama a nossa atual situação de desinformação desenfreada.


Um estudo destacado pelo The Guardian aponta que das 50 imagens políticas mais compartilhadas no WhatsApp no período que antecedeu a eleição no Brasil, apenas 8% foram consideradas totalmente verdadeiras, com o restante sendo falsas, enganosas ou infundadas. Houve também um problema crescente de vídeos noticiosos falsos, que não enfrentam o mesmo escrutínio dos artigos.

Perguntada sobre como o Facebook tem medido o sucesso da checagem dos fatos e se a empresa tem novos dados sobre sua eficácia, Katie Harbath, Diretora de Política Global e Divulgação do Facebook, disse ao Guardian que essa é uma peça do quebra-cabeça e citou trabalho automatizado. Continuamos na mesma!

Fonte: https://www.b9.com.br/98189/facebook-inaugura-war-room-de-combate-as-fake-news-mas-pouco-sabemos-sobre-sua-real-eficacia/