| 19 de janeiro de 2018

O Facebook está mudando o algoritmo.


Saiba o que isso pode mudar na página da sua empresa.

Você certamente já ouviu falar sobre a importância das empresas desenvolverem presença online como parte do processo competitivo. Esse assunto não é novidade, visto que as mídias sociais fazem parte do nosso cotidiano.

A redes sociais promovem um alcance cada dia maior e mais abrangente, proporcionando acesso a novos clientes potenciais, expandido o mercado consumidor e, consequentemente, aumentando a visibilidade das empresas. Outro fator importante a ser ponderado com a crescente onda de empreendedorismo nas redes sociais é o aumento das vendas online nos últimos anos. Os benefícios de manter a presença online de uma empresa são incontestáveis.

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, anunciou, na última quinta-feira (11), mudanças na rede social para 2018. Segundo ele, a rede social deve “voltar às origens”. E isso, sem dúvida, poderá impactar diretamente na expansão dos negócios online, devido a restrição de entrega dos anúncios comerciais e publicitários.

Zuckerberg disse que o excesso de notícias e campanhas publicitárias que chegam até nós são recebidas de forma passiva e não fazem diferença em nossas vidas. Elas tiram a visibilidade dos usuários, em relação aos conteúdos de pessoas mais próximas, e diminuem as interações verdadeiras com os nossos “amigos”. O desejo de Zuckerberg é que o tempo gasto no Facebook tenha real valor para o usuário e promova mais interações.

Com a implantação do novo algoritmo na plataforma, nas próximas semanas os mais de dois bilhões de usuários sentirão a diferença: “Estamos tentando reduzir a propagação do que é spam, sensacional ou enganador em nossa página do Facebook”. Afirma Zuckerberg.

“Valorizaremos mais interações entre pessoas, como comentários, compartilhamentos e mensagens, do que reações e curtidas. Figuras Públicas e Páginas podem criar conteúdo que levem as pessoas a ter interações sociais significativas. Mas posts de amigos terão um peso maior.” Disse o fundador do Facebook.

Pequenas empresas e empreendedores digitais podem ser os primeiros a sentirem os efeitos dessa transformação no feed do Facebook. Se não mudarem a forma como têm publicado conteúdo, os posts extremamente comerciais tendem a perder alcance, assim como os conteúdos orgânicos ou que recebem pouco investimento. A queda no alcance será sentida em breve.

A palavra de ordem é reformular o conteúdo publicado, investir em campanhas patrocinadas e trabalhar com maior relevância. E ter relevância, de acordo com o novo algoritmo, é fazer com que o seu conteúdo provoque mais interações e boas discussões entre os usuários. Para isso, as empresas precisarão demandar de mais esforços para que seus anúncios cheguem até seu público, utilizando-se, principalmente, de boas estratégias online, produção de conteúdo de qualidade, consistente e relevante para que se crie uma conexão com os usuários. É necessário focar no investimento de campanhas patrocinadas para manter a presença online, aumentar o tráfego e gerar maior conversão através do engajamento do seu público. Se isto for colocado em prática, os posts da página da sua empresa tem grandes chances de terem maior alcance e maior engajamento do que aqueles conteúdos passivos de reação.

Não perca tempo, é hora de reformular as estratégias da sua empresa e promover mais conexões pessoais. Um bom conteúdo terá peso e poderá fazer toda a diferença no resultado final do seu balanço comercial. Não se intimide, busque por ajuda de profissionais competentes e preparados. Discuta o assunto e invista em uma nova estratégia para manter a presença digital da sua empresa viva.

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