| 4 de março de 2015

Rede social muda linguagem e ganha engajamento


Toda e qualquer rede social é composta por pessoas conectadas, que compartilham valores e objetivos comuns. Seja num mundo real ou virtual, as redes existem. Mas é no online que essas ganharam visibilidade e relevância. Sendo assim, para uma empresa estar presente de forma efetiva em plataformas como Facebook, Twitter, Instagram, Google+ e tantas outras, é preciso estratégia.

Um exemplo é o trabalho realizado pela 4Ps com a Emescam, uma das principais faculdades de Medicina do Brasil, com mais 45 anos de mercado.

Por ser uma escola tradicional, a Emescam tinha uma linguagem mais séria no Facebook e Twitter, redes onde estava presente. A analista de mídias sociais, Mariana Costa, explica que o primeiro objetivo da 4Ps foi mudar a linguagem em busca de aproximação e envolvimento com os diversos públicos da faculdade: alunos, ex-alunos e vestibulandos. “Para isso, precisamos perceber onde esse público estava inserido para buscar a melhor linguagem”, afirma Mariana.

Com a mudança no formato dos posts e no conteúdo, a Emescam conseguiu, em apenas seis meses, um engajamento de nove mil pessoas por semana. O número de curtidas por publicação triplicou, o de compartilhamentos dobrou e o alcance orgânico cresceu mais de 100%.

A Emescam está hoje em terceiro lugar no ranking de fanpages das faculdades capixabas concorrentes. Esse ranking avalia o número de curtidas em cada página. Mas a Escola atua apenas na área da saúde (Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Serviço Social e Farmácia), enquanto as demais oferecem no mínimo 10 cursos de graduação. Com o ótimo resultado estratégico nas suas redes sociais, a Emescam criou um perfil em mais uma plataforma: o Instagram.

Exemplos de linguagem e engajamento nas redes sociais da Emescam, promovido pela 4Ps: